Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Tomatada


Tomatada, um petisco cheio de cor e sabor a verão que me faz lembrar os tempos de infância. Esta receita faz.me lembrar os tempos das grandes searas de tomate que o meu avô fazia, nas quais a família ajudava e eu apanhava tomate à caixa. Mais tarde, durante os estudos académicos, trabalhei na fábrica do tomate. É por tudo isto que esta receita está envolta em recordações, tendo sido uma das primeiras que aprendi a fazer com ajuda da minha mãe.


INGREDIENTES:
7 tomates
2 cebolas
6 dentes de alho
4 ovos
pimento verde
1 folha de louro
azeite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de açúcar


PREPARAÇÃO:
Cortei as cebolas às rodelas e o pimento às tirinhas, entretanto piquei os dentes de alho. Coloquei tudo num tacho e deitei um fio de azeite, refogando levemente até a cebola amolecer.
Pelei os tomates e esmaguei-os, juntando uma colher de sopa de açúcar (para atenuar o ácido). Depois coloquei no tacho e juntei uma folha de louro, temperando com sal e pimenta.
Numa tigela bati dois ovos que juntei ao tomate já cozido e envolvi tudo. Posteriormente, abri dois ovos e coloquei-os por cima no tacho, tapando-o e deixando em lume brando até que a gema cozinhasse, sem que endurecesse.

BOM APETITE!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)