Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Vinho Terras de Arraiolos


Cá em casa somos apreciadores de bom vinho, principalmente o meu marido. 
A primeira sugestão que vos apresento é Vinho Tinto - Terras de Arraiolos, um vinho regional alentejano fabricado pela Adega das Mouras de Arraiolos. Esta adega iniciou a produção de vinho em 2000, tendo uma área de implantação de 320 hectares e uma área de vinha de 226 hectares. Está situada a 130 kms de Lisboa no concelho de Arraiolos.
Os seus vinhos tintos frutados e suaves são vinificados em cubas e lagares de inox com remontagens mecanizadas e temperaturas controladas  Enquanto que os vinhos tintos persistentes e prolongados estagiam em barricas.
Fique a saber mais sobre a Adega das Mouras de Arraiolos, clicando na imagem.


Esparguete à Bolonhesa


Um jantar normal de família pode ser sempre especial e original, se colocarmos uma toalha colorida, uma jarra com flores ou até velas. Degustar um belo cálice de vinho tinto e apreciar a companhia daqueles que gostamos são sem dúvida momentos únicos que tornam a nossa vida mais tranquila e alegre.
Hoje apresento-vos um dos pratos preferidos do meu marido - Esparguete à Bolonhesa.


INGREDIENTES:
150g de esparguete
1 cebola
4 dentes de alho
300g de carne de vaca picada
polpa de tomate 
chouriço
1 lata de cogumelos laminados
2 folhas de louro
1 caldo de legumes
noz moscada, pimenta e sal q.b.
azeite
vinho branco
mistura de especiarias para bolonhesa Margão
manjericão

PREPARAÇÃO:
Piquei a cebola e os dentes de alhos e levei-os a refogar num pouco de azeite. Acrescentei a carne picada e o louro deixando refogar um pouco. Juntei um caldo de legumes (derretido num pouco de água) e vinho branco.
Cortei pedacinhos de chouriço e juntei à carne. Temperei com noz moscada, pimenta e sal. Deixei cozinhar em lume brando durante 5 minutos, depois juntei polpa de tomate e os cogumelos laminados.
Acrescentei a mistura de especiarias para bolonhesa e duas folhas de majericão picadas.
Entretanto cozi o esparguete em água temperada com sal. Quando ficou "al dente", retirei-o, escorri e coloquei nos pratos e a bolonhesa coloquei por cima. Cada um misturou a massa com a carne no seu prato. 
Quem gostar pode polvilhar com queijo ralado ou oregãos.

BOM APETITE!

Quiche de Delícias do Mar


As quiches são sempre um prato propício para complementar uma sopa quentinha e saborosa nestes primeiros dias de outono. 


INGREDIENTES:
1 embalagem de delícias do mar
1 base de massa quebrada
1 lata de cogumelos laminados
cebola
1 lata de milho
1 cenoura
cornichons
3 ovos
1 pacote de natas
sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
Comecei por colocar a massa numa tarteira,dobrando as pontas. Piquei a massa com um garfo.
Cortei 6 cornichons em rodelas e coloquei na base. Ralei a cenoura e coloquei por cima.
Piquei a cebola, cortei as delícias do mar e espalhei por cima da cenoura.
Coloquei os cogumelos e o milho sobre a massa.
Numa tigela coloquei os ovos e bati muito bem, juntando as natas. Temperei com sal e pimenta e voltei a bater.Verti tudo sobre massa e levei ao forno, deixando cozinhar até ficar douradinho e cozinhado, cerca de 30 a 40 minutos.
Servi com uma boa salada de alface.

BOM APETITE!

Salada Colorida


O outono está quase, quase a chegar, mas os dias quentes continuam...As saladas são uma das refeições preferidas cá em casa para estes dias. 
A sugestão que hoje vos apresento foi inspirada na receita da "Dica da Semana - Lidl" do Chef Hernâni Ermida.

INGREDIENTES:
200 gr. de arroz
1 lata de milho doce
brócolos frescos
2 latas de atum
1 maçã
2 cenouras
delícias do mar
2 ovos
azeite q.b.
4 dentes de alho
1 limão
sal e pimenta q.b.

PREPARAÇÃO:
Levei ao lume um tacho com água abundante e deixei ferver. Juntei o arroz, mexi até ferver e deixei cozer. Depois de cozido, passei o arroz por água fria e deixei escorrer.
Descasquei e piquei os alhos. Coloquei-os num tacho, juntamente com um fio de azeite, e levei ao lume até alourar. Retirei do lume e deixei arrefecer.
Levei ao lume outro tacho com água e deixei ferver. Acrescentei os brócolos, deixei-os cozer durante alguns minutos e escorri-os.
Escorri o milho e o atum, pelei e ralei as cenouras. Descasquei a maçã e cortei-a em cubos pequenos, regando com sumo de limão. Cortei as delícias do mar em pedaços pequenos.
Deitei o arroz numa saladeira, adicionando o atum, as cenouras, as delícias do mar, o milho, a maçã e os brócolos cortados em raminhos. Temperei com o azeite, algumas gotas de limão e pimenta, mexendo delicadamente. Decorei com ovos cozidos.

BOM APETITE!

Tomatada


Tomatada, um petisco cheio de cor e sabor a verão que me faz lembrar os tempos de infância. Esta receita faz.me lembrar os tempos das grandes searas de tomate que o meu avô fazia, nas quais a família ajudava e eu apanhava tomate à caixa. Mais tarde, durante os estudos académicos, trabalhei na fábrica do tomate. É por tudo isto que esta receita está envolta em recordações, tendo sido uma das primeiras que aprendi a fazer com ajuda da minha mãe.


INGREDIENTES:
7 tomates
2 cebolas
6 dentes de alho
4 ovos
pimento verde
1 folha de louro
azeite
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de açúcar


PREPARAÇÃO:
Cortei as cebolas às rodelas e o pimento às tirinhas, entretanto piquei os dentes de alho. Coloquei tudo num tacho e deitei um fio de azeite, refogando levemente até a cebola amolecer.
Pelei os tomates e esmaguei-os, juntando uma colher de sopa de açúcar (para atenuar o ácido). Depois coloquei no tacho e juntei uma folha de louro, temperando com sal e pimenta.
Numa tigela bati dois ovos que juntei ao tomate já cozido e envolvi tudo. Posteriormente, abri dois ovos e coloquei-os por cima no tacho, tapando-o e deixando em lume brando até que a gema cozinhasse, sem que endurecesse.

BOM APETITE!

Courgettes Recheadas



Felizmente raramente compro legumes porque o meu rico pai tem uma horta, onde abundam legumes frescos e biológicos durante todo o ano. Sei que sou uma privilegiada por consumir estes produtos que os meus pais cuidam e trazem para minha casa com muito carinho.
Desta forma apoveito-os da melhor forma possível e cozinho-os para deliciar amigos e familiares que vêm à minha casa. sim porque comer bem também é um prazer que a vida nos dá todos os dias.
Escolhi as courgettes para um jantar leve e saboroso. Recheei-as com atum e mais alguns ingredientes. Esta receita foi retirada de um blogue que acompanho -  As minhas Receitas by Colher de Pau


INGREDIENTES:
2 courgettes 
1 lata de atum
1 tomate maduro
1 cebola 
2 dentes de alho
polpa de tomate
1 raminho de salsa
oregãos
queijo ralado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.


PREPARAÇÃO:

Lavei  e cortei as courgettes no sentido do comprimento. Com uma colher tirei o interior das mesmas, sem as romper e guardando a polpa.
Coloquei as courgettes escavadas num tabuleiro e temperei-as com sal, pimenta e azeite. Levei-as ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.
Entretanto piquei a cebola e os dentes de alho. Levei um tacho ao lume com azeite e juntei a cebola e os alhos picados deixando refogar. Piquei a polpa das courgettes e o tomate juntando ao refogado. Envolvi bem, acrescentado a salsa picada  e temperando com sal, pimenta e os oregãos. Juntei um pouco de polpa de tomate e voltei a envolver tudo muito bem.
Juntei o atum escorrido, deixando cozinhar durante alguns minutos. De seguida, retirei as courgettes do forno e recheei-as. Polvilhei com queijo ralado e levei novamente ao forno para o queijo derreter.
Servi as courgettes recheadas com uma salada de alface.


BOM APETITE!

Coelho com Ameijoas

Adoro coelho e estou sempre à procura de novas receitas para o tornar delicioso. Desta vez, resolvi arriscar e fazê-lo no forno com ameijoas. Ficou muito saboroso!


INGREDIENTES:

1 coelho
1 cebola
2 tomates maduros
150 gr. de bacon
4 dentes de alho
1 pimento
1 ramo de salsa
azeite q.b.
1 dl de vinho branco
400 gr. de ameijoas
sal e pimenta q.b.


PREPARAÇÃO:

Cortei o coelho em pedaços e temperei-os com sal e pimenta.
Cortei a cebolas às rodelas e coloquei num tabuleiro. Por cima, coloquei os pedaços de coelho. Depois acrescentei-lhes o tomate picado e os alhos laminados.
Entretanto liguei o forno a 180ºC. Arranjei o bacon e o pimento, cortando-os em tirinhas. Acrescentei a salsa picada, bem como o vinho e o azeite.
Levei ao forno por 40 minutos, posteriormente coloquei uma folha de papel de alumínio para não tostar demasiado o coelho.
Decorridos 35 minutos, juntei as ameijoas. 
Sirva esta deliciosa refeição acompanhada com legumes salteados ou outro acompanhamento a seu gosto.

BOM APETITE!