Partilhando Sabores e Receitas

Partilhando Sabores e Receitas

Bolo de Pistácio e Flor de Sabugueiro



Grande parte do meu tempo livre é passado à volta de livros de gastronomia, pesquisa de receitas em blogs, a ver vídeos com dicas de fotografia... Aliás, tenho muitos livros em inglês e estão cheios de post-its que marcam receitas para experimentar! A lista já é enorme, mas adoro descobrir novas combinações de ingredientes que me aguçam a curiosidade.

Ao longo das minhas leituras sempre houve e haverá ingredientes que me despertam a curiosidade e a vontade de os experimentar. Um desses ingredientes é a flor de sabugueiro! Estamos na sua época! Na aldeia onde vivo há algumas árvores devido a estar localizada perto de uma zona ribeirinha e húmida, o que cria o microclima perfeito para o seu desenvolvimento. Apesar de nunca ter usado na culinária, lembro-me de a minha avó fazer chá de flores de sabugueiro secas, uma vez que é bom para estados febris, como os das constipações e gripes, para provocar uma ação depurativa e descongestionante.

O ano passado ainda experimentei a fazer concentrado de limão e flor de sabugueiro, que usei essencialmente para fazer refrescos. Podem ver como se faz no blog Clavel's Kitchen.

Recentemente descobri o concentrado de flor de sabugueiro da Careixons. Digo-vos é maravilhoso!  Por isso, no mesmo dia em que recebi a encomenda fiz este bolo delicioso de pistácio. Nas fotos não se vê, mas também fiz um glacé. Não sei o que acontece... nunca consigo fazer aquele efeito glaceado... Alguém tem dicas para melhorar os glacés?

Entretanto, posso vos dizer que já tenho umas quantas receitas pensadas para utilizar o concentrado! 
E o melhor de tudo é que a flor é tão fotogénica!





Bolo de Pistácio e Flor de Sabugueiro

Ingredientes:
  • 150 g de manteiga
  • 200 g de pistácios
  • 250 g de farinha de espelta
  • 250 g de açúcar de coco
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 5 ovos
  • 1 iogurte grego natural
  • raspa de 1 limão
  • sumo de 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de concentrado de flor de sabugueiro
  • 1 pitada de sal

   Para o glacé:
  • Açúcar em pó q.b.
  • 1 colher de sopa de concentrado de flor de sabugueiro

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bundt com spray.
Num processador triture os pistácios até ficarem em farinha. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture de forma a ficar homogéneo.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo, cerca de 5 minutos. Adicione um ovo de cada vez e bata entre cada adição. Junte a raspa  e o sumo de limão e misture.  Envolva delicadamente metade da mistura da farinha, depois junte o iogurte e por fim a restante farinha até ficar bem integrada.
Coloque a massa na forma e leve ao forno a 180ºC até ficar firme e dourado por cima ou até o palito sair seco.
Retire do forno, deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Coloque numa grelha e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, prepare o glacé, misturando numa tacinha o açúcar em pó com o concentrado, até obter um creme (deverá escorrer mas sem ficar muito líquido).

Sirva o bolo com iogurte natural e morangos.


BOM APETITE!














Sem comentários:

Enviar um comentário

O seu comentário é precioso para melhorar.
Obrigada pela visita. :)